terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tecnologia Assistiva como instrumento de acessibilidade e inclusão

O conceito de Tecnologia Assistiva (TA)
vem sendo revisado nos últimos anos, devido
à abrangência e importância desta área
para a garantia da inclusão da pessoa com
deficiência.
O Comitê de Ajudas Técnicas da
Coordenadoria Nacional para Integração da
Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) deliberou
que:
A abrangência do conceito garante que
TA não se restringe somente a recursos em
sala de aula, mas estende-se a todos os
ambientes da escola, propiciando o acesso
e a participação efetiva de todos os alunos
e durante todo o tempo.
O professor e toda equipe da escola têm
responsabilidade com a construção de um
ambiente acessível e inclusivo, eliminando as barreiras
arquitetônicas e atitudinais.
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de
característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos,
metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam
promover a funcionalidade, relacionada à atividade e
participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou
mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência,
qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas
Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007).
Disponível em http://www.itsbrasil.org.br/pages/23/TecnoAssistiva.pdf

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